Ações fazem parte do Plano Verão
A Energisa Sergipe realiza periodicamente serviços de manutenção preventiva na rede elétrica, para oferecer energia de qualidade para cerca de 850 mil clientes. Com o projeto Verão Sergipe, que inicia neste mês de janeiro, as manutenções preventivas foram reforçadas nos municípios de Pirambu, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Itaporanga.
Ao longo do ano, a distribuidora realizou obras de melhoria na rede elétrica nesses municípios, somando um investimento de quase R$ 3 milhões em 2023 Além das obras, foram realizadas 604 lavagens da rede elétrica por conta da maresia, 473 manutenções preventivas e 739 podas de árvores que estavam próximas ou tocando na rede.
“Essas ações foram realizadas ao longo do ano e intensificadas nos últimos meses por conta do projeto Verão Sergipe que acontecerá em vários municípios do litoral. Lembrando que os componentes da rede elétrica têm uma vida útil e precisam ser substituídos por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas. Por isso, realizamos de forma contínua manutenções preventivas na rede elétrica”, afirma o gerente de Manutenção, Construção e Distribuição da Energisa, Thyago Tanouss.
Ainda segundo Thyago Tanouss, um dos municípios que mais recebeu investimentos foi de Itaporanga. Foram R$ 1,7 milhões em obras de melhoria na rede elétrica, além de 1.816 serviços de manutenção preventiva. As obras e manutenções preventivas contribuem para melhoria na qualidade do fornecimento de energia para os clientes do município.
Plano verão
Essas ações preventivas realizadas no litoral de Sergipe integram o Plano Verão, cujo objetivo é preparar a rede elétrica para a alta temporada que ocorre o aumento de carga na rede elétrica, principalmente, nas regiões turísticas por conta do verão. Em 2023, foram realizadas inspeções em mais de 123 quilômetros de redes nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga, Pirambu, Carmópolis e Neópolis. O plano já contemplou a execução de 4.995 podas de árvores próximos à rede elétrica, além da execução de 8.800 mil serviços, incluindo substituição de conexões, isoladores e cruzetas.